sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Epidemia Midiática


A saúde no Brasil está em costante crise, não é novidade pra ninguém. Agora têm a gripe suína que assombra as pessoas. Não por seu famigerado poder “assassino”, mas pelo perigo falso que a mídia implantou nas pessoas, que atrás de audiência, começou a contar os números de óbitos decorrentes da nova gripe. Estudando sobre o assunto comparei os números de óbitos decorrentes de gripe , e comparei ao mesmo período do ano passado, e como esperava não teve diferença na mortalidade. Com isso não quero que as pessoas deixem de se proteger diante da gripe, mas quero atentar para as nossas velhas e conhecidas doenças verdadeiramente perigosas do Brasil, que todo mundo esquece: tuberculose, malária, dengue, as doenças gestacionais (pré eclampsia, diabetes gestacional ...) e tantas outras que são esquecidas. Chega a ser irônico ver pessoas sem dinheiro pra comer comprando álcool gel e máscara, ironia sem graça nenhuma. Me pergunto até quanto as notícias midiáticas são benéficas, porque dia e noite vemos explicações por todos os meios de comunicaçao, porém muito mal interpretadas pelas pessoas, uma notícia no fantástico (com meu grande ídolo Drauzio) é quase um alarme nacional, e segunda de manhã vemos um grande corre corre desesperado por emergências hospitalares, e pessoas atrás de diagnóstico para suas doenças fastasiosas. Queria mesmo uma boa reportagens sobre os bons, velhos e infelizmente esquecidos postinhos de saúde, oitenta por cento das doenças que hoje chegam a um pronto socorro poderiam ser resolvidas lá, e as dúvidas poderiam ser explicadas lá, por um médico próximo a comunidade, na linguagem de sua comnidade.

Um comentário:

  1. Nossa, não sabia desses 80%, é complicado mais do que se pensa, obrigado pelas visitas ao meu blog, estou seguindo o seu blog pelo Google Friend Connect, tbm tenho um lá no meu e se quiser seguir meu Friend Connect tbm, será muito bem vindo

    www.shejulis.blogspot.com

    ResponderExcluir