domingo, 19 de outubro de 2008

Dia de milagre


Segunda feira estava no internato quando observei uma movimentaçao em uma sala do centro cirurgico, onde acontecia uma cesariana. Aproximei-me da sala onde tres obstetras tentavam conter um sangramento abundante.
Essa paciente tinha uma historia bem interessante, tratava-se de uma paciente psiquiatrica, que nao tinha realizado pre natal, e para surpresa das obstetras tratava-se de uma gravidez ectopica abdominal com rn de trinta semanas, e a placenta estava implantada entre as alças intestinais, na cavidade abdominal. Após retirar o rn, e parte da placenta, a doutora encontrou o utero da parturiente ileso.
Apos diversas tentativa de coagulaçao eletrica, por compressao (no minimo quarenta compressas) e ligadura com fio de algodao, e a intervençao de tres cirurgioes gerais, chegou-se a conclusao que deveria-se colocar compressas na cavidade abdominal e fechar a cavidade.
Uma observaçao importate é que nesse hospital não há banco de sangue, e no momento de fechar a cavidade, o hemograma colhido mostrava hematocrito de 10% (o normal é 40%), ou seja, a paciente praticamente nao tinha sague.
Por um milagre, um paciente que acabara de falecer em outra sala, não usou duas bolsas de sangue que haviam sido encomendadas para ele, e conhecidentemente tinha o mesmo tipo sanguineo da paciente.
O fim dessa dramatica historia é surpreendente, a mãe foi reoperada, e ela e o filho, dois dias apos o ocorrido, passam bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário